Sistema operacional
Os programas de computador são divididos em sistemas operacionais e aplicativos. Sistema operacional é um programa que se comunica com o hardware que controla o uso da memória principal. Ao sistema operacional cabe a função de gerência do hardware, objetivando a total disponibilidade do computador.
Os programas aplicativos são aqueles usados no nosso dia-a-dia, cada programa operacional possui um código-fonte onde constam as instruções da linguagem de programação. A partir dessa linguagem de programação podemos dividi-los em Software Livre (SL) ou Software Proprietário (SP)
O software livre permite que as pessoas utilizem-no livremente, ou seja, sem pagar por ele. Já o software proprietário somente pode ser utilizado mediante a compra do mesmo, pois possui código fechado impossibilitando o conhecimento do seu conteúdo. Este tipo de software possui um código-fonte fechado sendo utilizado como produto para obtenção de lucros sem preocupar-se com as necessidades do usuário.
O Software proprietário tem como objetivo visar o lucro e existem diferentes sistemas operacionais no mercado que são comercializados por diversas empresas, como exemplo podemos citar o Windows produzido pela Microsoft. O SP caracteriza-se por ter código-fechado o que possibilita o seu conhecimento por terceiros. Neste sistema não podemos reabrir o código de um programa para estudo e modificação.
O Software livre pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. Livre não quer dizer que o software seja gratuito. Os SL podem ser encontrados gratuitamente ou mediante compra dependendo da sua forma de licenciamento. Uma das características do SL é dar aos seus usuários o direito de conhecê-lo.
O sistema operacional do Linux Educacional foi produzido para o uso de professores, gestores e alunos da rede pública de ensino, pois o sistema operacional é um elo entre o homem e a máquina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário